sábado

PNL - Mudando sua forma de pensar


A maior revolução da nossa geração é a descoberta de que os seres humanos, ao mudarem as atitudes internas de suas mentes, podem mudar os aspectos externos de suas vidas.

Estas transformações, que incluem passar do medo à confiança, do desespero ao desejo, e da preocupação com o passado a uma ação com um objetivo determinado, são resultados de técnicas específicas que podem  ser aprendidas por todos os tipos de pessoas interessadas em uma mudança pessoal e profissional eficazes.

PNL é a sigla para Programação Neurolinguística. Este nome tão sonoramente high-tech é puramente descritivo, como botas de motocross, um cachorro Labrador ou um cupê clássico conversível.  Programação veio da informática, para sugerir que nossos pensamentos, sentimentos e ações são simplesmente programas habituais que podem ser mudados pelo upgrade do nosso "software mental" aprendendo a Modelar a Excelência.   Neuro refere-se ao nosso sistema nervoso, aos caminhos mentais dos nossos cinco sentidos de visão, audição, tato, paladar e olfato. Linguística refere-se a nossa capacidade de usar uma linguagem e à forma como determinadas palavras e frases refletem nossos mundos mentais. Linguística refere-se também a nossa "linguagem silenciosa" de atitudes, gestos e expressões.

Você pode querer melhorar os seus relacionamentos, eliminar uma ansiedade, ou se tornar mais competitivo no mercado. Os movimentos-chave não estão nos músculos, mas nos seus pensamentos mais íntimos, como palavras, imagens, sentimentos ou até crenças.


A regra principal na PNL é que se você está procurando problemas você vai encontrá-los; se você está procurando coisas que quer evitar, você vai encontrá-las. Muita gente gasta muito tempo procurando o que poderia dar errado. Parte do problema é essa orientação negativa. Se você devota sua energia somente procurando o que poderia dar errado - isso vai criá-lo. Isso é chamado de profecia auto-realizadora. Algumas coisas podem dar errado. Algumas coisas podem funcionar. Você vai encontrar ambas as coisas na vida. Procure o que funciona, que você vai encontrá-lo.

A PNL é uma tecnologia transformacional e está na fronteira do desenvolvimento humano, porque ensina os fundamentos do funcionamento do seu cérebro. Independente da situação, a PNL mostra como você pode fazer mais, ter mais e ser mais.

O mais importante de tudo é a atitude. Sem uma atitude e um sistema de crenças adequado você está apenas pronunciando palavras e não fazendo PNL. Esta atitude é fácil de descrever: tudo é possível de se conseguir. Quando você tem essa crença, você é capaz de deixar de lado sua crença atual sobre o que é possível e o que não é possível; você pode começar a descobrir o que pode ser feito. Então não importa que dificuldade você encare, você tem duas opções:ou você pode fazê-lo ou você não pode fazê-lo, ainda assim você vai começar a procurar o que você precisa fazer para torná-lo possível. Tão logo você assume que alguma coisa pode ser realizada, você vai fazer o melhor que pode e encontrar as ferramentas e habilidades para fazê-la acontecer.

PNL é o estudo da excelência humana. PNL é a capacidade de dar o melhor de si mesmo com mais freqüência. PNL é o método prático e eficaz para realizar uma mudança pessoal. PNL é a nova tecnologia de sucesso.

Extraído e adaptado do livro PNL - A Nova Tecnologia do Sucesso
Autores: Steve Andreas e Charles Falkner 


Por conta da facilidade e alta taxa de eficácia da PNL, ela é muito útil para quem deseja realmente mudar de vida, ter mais prosperidade e tranquilidade de forma automática, sem precisar de grandes esforços. Ela ajuda na reprogramação dos padrões antigos de crenças, que geralmente são limitantes e fonte de sofrimento. Muita gente acredita que não pode ser rico porque "é mais fácil um camelo passar no buraco de uma agulha que um rico entrar no reino dos céus...", ou "eu não posso ser feliz no amor porque minha mãe sofreu muito e não é justo" e outras crenças tão limitantes quanto estas. Infelizmente, a grande maioria das crenças limitantes são tão profundas que nós nem nos damos conta que as possuímos.

Felizmente, atualmente existem técnicas como a PNL para ajudar a nos livrarmos dessas besteiras do inconsciente. Ela e outras técnicas integram o Projeto Buscando Soluções, que visa fazer a limpeza desses padrões nocivos de pensamento, ao mesmo tempo que promove o desenvolvimento de novos padrões mais adequados à prosperidade financeira, paz, saúde e harmonia de relacionamentos. 



Nenhum comentário :

Postar um comentário

O que você achou? Deixe sua opinião. Ela é muito importante!