terça-feira

Holístico ou Bruxístico?


"HOLÍSTICO" deriva do vocábulo grego "HOLOS", que traz em si a idéia do todo. Então, o conceito de visão holística indica a visão total, do todo, por inteiro. Na saúde, a visão de grande parte das pessoas, ainda hoje, é influenciada pelo mecanicismo e pelo relacionamento causa-efeito, achando que as reações físicas têm em sua base apenas uma causa física. Isso é até fácil de entender: a princípio, torna-se mais fácil explicar o universo e avaliar as situações dessa forma. Por isso, tantos hoje procuram profissionais, principalmente na área de saúde, como procuram um mecânico de automóveis, querendo reparos mecânicos, físicos e imediatos.

Albert Einstein, com suas teorias, nos trouxe mudanças em nossa forma de enxergar a visão holística - tão antiga no oriente e tão jovem no Ocidente. A física atômica apresenta a matéria como composta de átomos, e esses de partículas atômicas como prótons, neutrons e elétrons. A partir daí foram descobertas partículas subatômicas ainda menores: o "quanta", com formas de ondas ou energias.

A Teoria da Relatividade e a equação E = M x C² (E = Energia, M = massa dos corpos físicos e C = a velocidade da luz) nos apresenta Massa e Energia como uma única realidade. Então, nós não podemos ser comparados a um sistema mecânico montável e desmontável, no todo ou em parte. Nós somos parte de um sistema energético, composto de diversas partes palpáveis e não palpáveis que estão e se mantém unidas entre si e com o todo do universo. Comparado com o todo, qualquer coisa seria menos que um grão, mas sem essa coisa, não haveria esse todo. Essa é a forma holística de se ver.

Qualquer terapia dita holística refere-se então a uma forma de tratamento mais abrangente, que contempla o ser humano não apenas na face física e emocional, mas também no âmbito energético e sutil, unindo as duas faces na obtenção de um resultado global e mais eficiente.


Artigos Relacionados:


Nenhum comentário :

Postar um comentário

O que você achou? Deixe sua opinião. Ela é muito importante!