terça-feira

Emoções destrutivas x emoções inteligentes


As emoções descontroladas são a real causa de todos os problemas da humanidade e o motivo de todos os problemas individuais de cada um de nós. Egoismo, ciumes, raivas, culpas, medo... Não importa, em todos os lares, cidades, países, emoções como estas estão presentes em maior ou menor grau, e são o real motivo de ainda existir o chamado "carma" ou lei de causa e efeito.

Um exemplo simples apenas para ilustrar: conheci uma pessoa que, na infância, fora abandonado por sua mãe, sendo criado apenas pelo pai, tendo recebido uma educação extremamente rígida e violenta, sem demonstrações de carinho, como era o normal nos anos 30 e 40. Crescendo naquele ambiente triste, carente de atenções maternas, rejeitado, quando se casou transferiu toda a sua carência para a esposa, e isto o transformou em um homem extremamente ciumento, já que tinha pavor de perder de novo a "mãe". O medo se transformava em insegurança, a insegurança gerava ciúme, que arrasava sua autoestima, detonando a raiva. Seu ciúme excessivo acarretava em brigas enormes, tormentos para todos da família, tristeza e violência extrema. Quando a esposa se cansou de tanto sofrimento e decidiu pela separação, sua memória de rejeição voltou tão forte que ele se afundou no alcoolismo, acabando por arrasar todo seu corpo físico até seu desencarne prematuro, em condições bem precárias. Puro suicídio. Mais carma acumulado, que precisará ser transmutado.

Apenas um "se" poderia ter mudado toda esta história. Se ele tivesse feito um trabalho de autoconhecimento, poderia ter detectado o início do padrão negativo - dor da rejeição materna - e trabalhado seus pensamentos para desassociar a imagem da mãe à imagem da esposa, eliminando assim o medo de ser rejeitado novamente, que gerava todo o ciúme exagerado.

Reconheço que é muito difícil educar as emoções, mas emoções são como a fé, devem ser raciocinadas. Atualmente, o padrão de 99% dos humanos é: ter uma emoção baseada em experiências anteriores - emitir um pensamento baseado nesta emoção, que acaba por aumentar o grau da emoção anterior. Este é o padrão de emoções destrutivas.  Pessoas com um padrão inteligente de emoções são aquelas que conseguem raciocinar antes de ter um reação emocional, treinando seu consciente para questionar suas emoções (respostas do subconsciente) antes de reagirem a ela, ou seja, pensamento gerando emoção, que gera um sentimento. Este é o padrão desejado nos humanos da nova Terra.

Então, você se acha uma pessoa inteligente emocionalmente? Ou será que ainda está precisando desenvolver esta habilidade? Os resultados atuais da sua vida lhe dirão.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O que você achou? Deixe sua opinião. Ela é muito importante!